sábado, 16 de abril de 2011

O uso da informática e seus recursos nas aulas de Língua Portuguesa

A elaboração do meu projeto tem como tema: “O uso da informática e seus recursos nas aulas de Língua Portuguesa” e se justifica pela necessidade de se expandir o uso da tecnologia em sala de aula para tornar as aulas mais cativantes e os alunos se motivarem mostrando como a informática pode ajudar nas aulas de Língua Portuguesa tornando esta mais fácil, agradável e interessante de ser estudada e também pela facilidade de realização dos trabalhos pelos alunos.
Outra razão para a escolha desse tema é constatação de que a grande maioria dos nossos alunos hoje possui acesso ao computador, mesmo que em algumas escolas públicas esse acesso ainda esteja restrito. 

Um comentário:

  1. Um grande e intenso desafio para nós, educadores, em Língua Portuguesa, face aos inúmeros recursos multimídia de que os alunos dispõem, substituindo dessa forma, uma leitura-escrita constante. Além disso, acompanharmos esse ritmo frenético das mídias e tecnologias em nosso plano pedagógico é algo muito complexo, tal a limitação que a(s) nossa(s) carga(s) horária(s) nos impõem.

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Possibilidades didáticas para um ensino construtivista

Novas tecnologias são amigas ou inimigas? Quais delas eu posso utilizar? Qual a melhor forma de utilizar esses novos recursos? Você alguma vez deve ter se perguntado isso. Essas e outras perguntas semelhantes fazem parte dos novos dilemas do professor moderno. Crianças e jovens têm acesso cada vez mais rápido ao computador, à internet, às câmeras digitais, aos tocadores de mp3 e a outros recursos tecnológicos. Com o avanço tecnológico é necessário um novo olhar para as ferramentas intermediárias do processo de ensino e aprendizagem. Lousa, cuspe e giz cedem lugar para ambientes virtuais, redes sociais, blogs e fóruns. Fonte: http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111

Novas tecnologias na sala de aula

Com os blogs, grupos, fóruns e até os ambientes virtuais o conceito de aula muda e a sala de aula ganha uma extensão, que pode ser acessada a qualquer hora em qualquer lugar, servindo de ponto de encontro entre o professor e o aluno. Neste novo “point” pedagógico, o professor tem a possibilidade de disponibilizar material extra para os alunos, além de estar “presente” 24 horas aos alunos O espaço de trocas de conhecimento aumenta e o processo de comunicação inova. Chats, e-mails possibilitam ao professor a tirar dúvidas a qualquer momento, além de orientar virtualmente pesquisas e atividades, como nos chamados Webquests, que possibilitam aos alunos trabalharem como pesquisadores. O papel do professor fica em orientar os alunos na construção do conhecimento. As novas tecnologias tornam o processo de comunicação mais participativo (incentivando cada vez mais o trabalho coletivo de alunos e professores) e conseqüentemente a relação do professor com o aluno mais aberta e interativa, além de possibilitar integrar a comunidade nos projetos. Para que isso aconteça, é necessário que o professor saiba aproveitar o que há de melhor no ensino presencial e no ensino a distância, sempre atrelando as novas tecnologias ao currículo. Existem várias ferramentas na Web, o professor deve buscar conhece-las e descobrir formas criativas de utilizá-las. Fonte: http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111